Zapatero quer reunião com líderes de maiores empresas

O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, deverá reunir-se com os representantes de 25 grandes companhias do país numa aposta para traçar um caminho de saída da crise econômica, disse ele ao jornal El País neste domingo.

Avaliando o impacto político das medidas de austeridade de seu governo, Zapatero disse que “não é fácil dizer aos trabalhadores que é hora de reduzir seus salários, nem fácil dizer aos donos de empresas que é hora de limitar seus benefícios.”

O primeiro-ministro tem sofrido uma forte queda de sua popularidade, mas disse que será mais fácil defender suas posições quando o crescimento sustentável retornar, e prometeu que não há nenhuma medida nova de austeridade a ser anunciada. “Tentar explicar as coisas quando a crise ainda tem um forte impacto sobre a vida cotidiana das pessoas não é fácil. Mas quando tivermos uma consolidação genuína do crescimento, nossa explicação será muito mais convincente”, disse ele ao jornal.

A Espanha possui atualmente a maior taxa de desemprego da União Europeia, de quase 20%, e tem se esforçado para retomar o crescimento sustentável após um período de recessão.

Zapatero disse que a melhoria dos níveis de investimento e competitividade são suas duas principais prioridades e que por isso quer “reunir-se com nossos 25 maiores líderes empresariais dentro dos próximos dias”.

“Nós temos de aumentar o nível de investimento estrangeiro na Espanha e o de nossas exportações”, disse ele, acrescentando que pretende viajar para diversos países asiáticos em janeiro, incluindo China, Índia e Japão. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna