O presidente da China, Xi Jinping, fez uma dura declaração sobre a soberania nacional nesta terça-feira, em meio a múltiplas disputas territoriais com os vizinhos do país, dizendo que a China nunca permitirá perder “qualquer porção” de suas terras.

continua após a publicidade

Os comentários de Xi Jinping ocorreram durante um discurso de quase uma hora, em Pequim, na comemoração do 90º aniversário da fundação do Exército de Libertação Popular (PLA, na sigla em inglês), que formou um pilar chave de apoio ao Partido Comunista desde 1927 e é o maior contingente militar do mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de membros.

continua após a publicidade

“O povo chinês valoriza a paz e não nos envolvemos em invasão e expansão”, disse Xi, aos líderes do governo e a membros atuais e aposentados do PLA reunidos no Grande Salão do Povo, próximo à Praça do Tiananmen. “Nós absolutamente não permitiremos a qualquer pessoa, qualquer organização, qualquer partido político, sob nenhuma forma, separar qualquer parte do território chinês da China”, disse Xi, sendo aplaudido. “Ninguém deve esperar que iremos engolir o amargo fruto de danos à nossa soberania, segurança e interesses de desenvolvimento.”

continua após a publicidade

O presidente chinês não fez referência a conflitos ou disputas específicas durante seu discurso, que se concentrou, principalmente, no crescimento do PLA de uma força de guerrilha a um dos contingentes militares mais poderosos do mundo. Fonte: Associated Press.