O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de São Francisco, John Williams, afirmou hoje que regras para a política monetária podem ser benéficas, mas trazem alguns problemas.
Um deles é que, para serem efetivas, elas precisam dizer o que o Fed faria no momento em que precisasse reduzir os juros de curto prazo para próximo de zero, como em momentos de crise econômica.
“Não há dúvidas de que iremos chegar a esse ponto” em algum momento no futuro, disse Williams. Atualmente, o Fed mantém sua taxa de juros de referência próxima de zero, mas vem se preparando para o momento de elevá-las.
Os comentários de Williams chegam em um momento em que alguns economistas dizem que gostariam de ver o Fed adotar uma regra formal sobre como é decidida a taxa básica de juros. Muitos dirigentes do banco central, no entanto, dizem que um sistema como esse não funcionaria bem em um sistema financeiro complexo como o de hoje.
O dirigente não quis fazer comentários sobre suas perspectivas para os juros nos Estados Unidos. No entanto, disse que aceitar uma inflação baixa “pode puxar para baixo as expectativas de preços”. Fonte: Dow Jones Newswires.