O ator e comediante Will Ferrell anunciou que vai deletar a sua conta no Facebook após as denúncias de que uma empresa de análise de dados teve acesso a informações privadas de milhões usuários da rede social e as usou para influenciar a eleição presidencial nos Estados Unidos, que teve Donald Trump como ganhador.
“Eu sei que não sou o único que ficou inconformado ao saber que a Cambridge Analytica usou dados pessoais de milhões de usuários do Facebook de modo a enfraquecer nossa democracia e violar a privacidade de nossos cidadãos”, escreveu o ator em seu Facebook.
Ele explicou porque tomou a decisão e disse que esperaria três dias para executá-la porque esperava que a mensagem chegasse ao maior número possível de seus fãs e seguidores. A conta será excluída nesta sexta-feira, 30.
“Nesta época em que vivemos, com crescentes níveis de desinformação, é importante que nós protejamos a verdade, assim como aqueles que trabalham para preservá-la. Eu não posso mais, em sã consciência, usar os serviços de uma companhia que permitiu a manipulação de informações e a direcionou para os mais vulneráveis”, falou.
Depois da primeira denúncia, um ex-funcionário da Cambridge Analytica também acusou a empresa de usar dados ilegais do Facebook para influenciar no plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia.