Funcionários chineses têm se mostrado irritados com a postura da Coreia do Norte e parte acredita que o vizinho está perdendo seu valor estratégico para a China. As informações foram extraídas de documentos confidenciais dos Estados Unidos revelados pelo site Wikileaks nesta semana. Durante um jantar no ano passado, o embaixador chinês no Casaquistão, Cheng Guoping, revelou que Pequim considera o programa nuclear da Coreia do Norte “muito incômodo”, segundo um memorando do Departamento de Estado norte-americano.
O embaixador “disse que a China espera por uma reunificação pacífica no longo prazo, mas ele espera que os dois países permaneçam separados no curto prazo”, diz o texto vazado, assinado pelo embaixador dos EUA Richard Hoagland e divulgado também pelo jornal britânico Guardian.
Os memorandos também alegam que a China pode ter ignorado exportações ilícitas da Coreia do Norte de componentes de mísseis, e também que lideranças em Pequim estariam por trás de ataques virtuais contra o site Google e outros alvos dos EUA. As informações são da Dow Jones.