A Casa Branca afirmou hoje que o presidente dos EUA, Barack Obama, pretende participar do final da cúpula sobre as mudanças climáticas em Copenhague e rebateu rumores de que ele permaneceria em Washington devido às expectativas cada vez mais pessimistas sobre a concretização de um acordo. “Não houve mudanças nos planos do presidente”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs. “O presidente tentará obter um acordo.”
Obama deve deixar Washington hoje e chegar amanhã em Copenhague para participar do último dia da conferência da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, propôs hoje que as principais economias mundiais destinassem US$ 100 bilhões por ano ao longo da próxima década para ajudar os países em desenvolvimento a combater a mudança climática. Ainda não se sabe se a proposta será aprovada por outras grandes economias, como a China. “Esperamos que os chineses fiquem e façam parte de solução”, disse Gibbs.
Questionado sobre o risco político de Obama ir a Copenhague, mas não conseguir concretizar um acordo, Gibbs disse que “voltar com um acordo vazio seria bem pior do que voltar de mãos vazias”. As informações são da Dow Jones.