Nuvem de fumaça

Vulcão Grimsvoetn entra em erupção na Islândia

O vulcão Grimsvoetn, que está sob uma enorme geleira no sudeste da Islândia, entrou em erupção neste sábado, informou o Escritório de Meteorologia da Islândia, lançando uma nuvem de fumaça que já atingiu 11 quilômetros de altura.

Segundo Haraldur Eirkisson, do escritório de meteorologia, a erupção começou por volta das 16h (de Brasília). O vulcão Grimsvoetn é o mais ativo da Islândia e já entrou em erupção nove vezes entre 1922 e 2004.

Em abril do ano passado, a erupção do vulcão Eyjafjoell, ao sudoeste de Grimsvoetn, provocou o fechamento do espaço aéreo europeu por quase um mês, em consequência dos temores de que o pó vulcânico que se espalhou por parte do continente europeu pudesse prejudicar os motores dos aviões.

Não está ainda claro se a erupção do vulcão Grimsvoetn causará o mesmo problema. Segundo cientistas, o problema no ano passado é que a erupção ocorreu abaixo da geleira e a interação da água gelada e o magma fez com que as partículas do pó vulcânico fossem muito finas, perigosas para as aeronaves.

O vulcão Grimsvoetn também está localizado abaixo de uma geleira, com uma enorme cratera de oito quilômetros de diâmetro, próximo ao centro do campo de gelo Vatnajoekull.

Em sua mais recente erupção, em novembro de 2004, o pó vulcânico atingiu o centro da Europa e provocou o cancelamento de alguns voos para e da Islândia. As erupções do vulcão Grimsvoetn normalmente causam alagamentos grandes, embora o impacto seja limitado a áreas próximas não habitadas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo