A cinza emitida por um vulcão da Islândia causou um segundo dia de problemas, forçando o fechamento, na manhã de hoje, do espaço aéreo sobre partes do Reino Unido e da Irlanda. Funcionários aeroportuários britânicos notaram que, ainda que os aeroportos mais movimentados no sudeste da Inglaterra não tenham sido afetados, as informações mais recentes mostram que a cinza vulcânica continua a se mover para o sul.
“Nós continuamos em estreito contato com o Escritório Meteorológico (do Reino Unido) e forneceremos uma atualização da situação, quando mais previsões do Escritório Meteorológico estiverem disponíveis”, afirmou a Autoridade de Aviação Civil (CAA, na sigla em inglês).
A CAA fechou os aeroportos de Belfast e Edimburgo, além de outros aeroportos da Escócia, incluindo Glasgow e Prestwick. A entidade havia antes advertido que os aeroportos no noroeste da Inglaterra poderiam também ser afetados, incluindo Liverpool e Manchester.
Modelos de computador estimando a trajetória da nuvem de cinzas, realizados pelo Centro Consultivo sobre Cinza Vulcânica, em Londres, mostraram que a nuvem se dirigia para o sul e pode passar pela Irlanda e pela parte oeste do Reino Unido no fim do dia.
A autoridade aeroportuária irlandesa afirmou que o aeroporto de Dublin enfrentaria restrições até as 20 horas (horário de Brasília). Os aeroportos de Donegal, Sligo, Knock, Shannon, Galway e Waterford também serão afetados.
Os reguladores ainda avaliam a melhor forma de monitorar futuras ameaças da cinza vulcânica. No mês passado, os cancelamentos de voos pelo continente europeu custaram ao setor até US$ 2 bilhões.
As companhias aéreas anunciaram cancelamentos preventivos. A EasyJet, a Ryanair e a Aer Lingus cancelaram voos partindo de e chegando a alguns aeroportos irlandeses e escoceses. A Continental Airlines cancelou voos noturnos dos Estados Unidos para a Escócia. A Ryanair informou que os passageiros afetados devem remarcar seus voos ou pedir reembolso.
Além disso, companhias pela Europa também estavam hoje cancelando voos para a Grécia. Os controladores do tráfego aéreo grego tomam parte em uma greve geral no país, fechando todos os aeroportos gregos. As informações são da Dow Jones.