Vulcão fecha parte do espaço aéreo do Reino Unido

A cinza emitida por um vulcão da Islândia causou um segundo dia de problemas, forçando o fechamento, na manhã de hoje, do espaço aéreo sobre partes do Reino Unido e da Irlanda. Funcionários aeroportuários britânicos notaram que, ainda que os aeroportos mais movimentados no sudeste da Inglaterra não tenham sido afetados, as informações mais recentes mostram que a cinza vulcânica continua a se mover para o sul.

“Nós continuamos em estreito contato com o Escritório Meteorológico (do Reino Unido) e forneceremos uma atualização da situação, quando mais previsões do Escritório Meteorológico estiverem disponíveis”, afirmou a Autoridade de Aviação Civil (CAA, na sigla em inglês).

A CAA fechou os aeroportos de Belfast e Edimburgo, além de outros aeroportos da Escócia, incluindo Glasgow e Prestwick. A entidade havia antes advertido que os aeroportos no noroeste da Inglaterra poderiam também ser afetados, incluindo Liverpool e Manchester.

Modelos de computador estimando a trajetória da nuvem de cinzas, realizados pelo Centro Consultivo sobre Cinza Vulcânica, em Londres, mostraram que a nuvem se dirigia para o sul e pode passar pela Irlanda e pela parte oeste do Reino Unido no fim do dia.

A autoridade aeroportuária irlandesa afirmou que o aeroporto de Dublin enfrentaria restrições até as 20 horas (horário de Brasília). Os aeroportos de Donegal, Sligo, Knock, Shannon, Galway e Waterford também serão afetados.

Os reguladores ainda avaliam a melhor forma de monitorar futuras ameaças da cinza vulcânica. No mês passado, os cancelamentos de voos pelo continente europeu custaram ao setor até US$ 2 bilhões.

As companhias aéreas anunciaram cancelamentos preventivos. A EasyJet, a Ryanair e a Aer Lingus cancelaram voos partindo de e chegando a alguns aeroportos irlandeses e escoceses. A Continental Airlines cancelou voos noturnos dos Estados Unidos para a Escócia. A Ryanair informou que os passageiros afetados devem remarcar seus voos ou pedir reembolso.

Além disso, companhias pela Europa também estavam hoje cancelando voos para a Grécia. Os controladores do tráfego aéreo grego tomam parte em uma greve geral no país, fechando todos os aeroportos gregos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna