A Força Aérea do Paquistão informou que um caça supersônico rompeu a barreira do som na manhã desta segunda-feira (30) nos céus perto da capital, fato que levou o pânico a Islamabad. A população temia que estivesse ocorrendo um ataque terrorista, após os dois estrondos que ocorreram depois que o caça supersônico rompeu a barreira.
Os estrondos foram escutados em Islamabad e Rawalpindi, cidade a 12 quilômetros da capital onde ficam o quartel-general das forças armadas e a residência do presidente Pervez Musharraf. O supersônico, um caça F-7P, voava no momento a uma altura entre 4,600 metros e 12,200 metros, 90 quilômetros ao sudoeste da capital, informou a Força Aérea do Paquistão.
Nenhum dano foi informado, mas o barulho levou a cidade ao limite dos nervos, porque o exército paquistanês conduz atualmente uma operação contra militantes do Taleban perto da fronteira com o Afeganistão. Os militantes prometeram vingança.
Nesta segunda-feira, moradores da região de fronteira informaram que uma explosão destruiu um complexo usado por rebeldes, matando pelo menos oito militantes do Taleban. Um especialista que esteve no local da explosão disse que aparentemente os explosivos foram detonados dentro do bunker, mas o Taleban insiste que a destruição foi causada por um míssil disparado do vizinho Afeganistão.
A explosão aconteceu perto do vilarejo de Bar Qambarkhel, que fica a 40 quilômetros da fronteira afegã. Tribos locais afirmam que o complexo dos rebeldes foi destruído por um míssil vindo do Afeganistão.