O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou na manhã desta segunda-feira que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai à Rússia na terça-feira para se reunir com o presidente Vladimir Putin e ministro de Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
Será a primeira viagem de Kerry à Rússia desde maio de 2013. O objetivo desta visita é discutir os conflitos na Ucrânia, na Síria e no Iêmen. Ele chegou a planejar ir ao país de Putin em janeiro, mas acabou cancelando a viagem.
Os ucranianos continuam envolvidos em conflitos esporádicos, apesar do cessar-fogo estabelecido em meados de fevereiro. Nações do Ocidente acusam a Rússia de dar suporte a rebeldes separatistas da Ucrânia, com fornecimento de arma e soldados, alimentando o clima de instabilidade política.
Durante uma visita a Moscou no domingo, a chanceler alemã Angela Merkel pediu à Rússia que usasse a sua influência para convencer os separatistas a respeitar o cessar-fogo. A Ucrânia diz que mais de 8 mil morreram no conflito, que começou em abril de 2014, entre forças do governo e separatistas apoiados pelos russos, nas regiões de Donetsk e Lugansk. Com informações da Dow Jones e da Associated Press