Um carro-bomba e explosivos improvisados mataram pelo menos cinco pessoas e deixaram 23 feridas hoje em Bagdá e no sul do Iraque. Peregrinos xiitas estão entre os mortos, informaram funcionários do setor de segurança. “Um carro-bomba matou três pessoas e deixou 20 feridas no interior de um terminal de ônibus no norte da cidade de Kerbala”, disse o general Othman al-Ghanimi, oficial responsável pela segurança da cidade sagrada. O médico Nazeer al-Rubayee, do hospital Al-Hussein, em Kerbala, confirmou os números e disse que entre as vítimas há mulheres.
No distrito de Dura, sul de Bagdá, uma pessoa foi morta e três ficaram feridas após a explosão de uma bomba improvisada, informou um funcionário do Ministério do Interior. Em outra parte do mesmo distrito, uma explosão logo após a meia-noite matou uma pessoa numa casa onde, mais tarde, a polícia encontrou várias bombas caseiras e armas com silenciadores.
Junho foi o mês com o maior número de iraquianos mortos deste ano e o pior para as forças norte-americanas, que perderam 14 soldados em ataques. No mês passado, 271 iraquianos morreram em ataques: 155 civis, 77 policiais e 39 soldados, segundo contagem do governo. Muitas das vítimas eram funcionários do governo assassinados com armas com silenciadores. As informações são da Dow Jones.