Vários atentados suicidas e outros ataques contra as forças de segurança do Afeganistão nesta quarta-feira (23) deixaram 13 mortos e 24 feridos, segundo informações do governo. Na província de Kandahar, sul do país, um homem-bomba se explodiu perto de um veículo que transportava agentes de inteligência na cidade fronteiriça de Spin Boldak. O ataque deixou três civis mortos, informou o governador de Kandahar, Assadullah Khalid. Duas crianças e três agentes estavam entre os 14 feridos.

continua após a publicidade

O porta-voz do Taleban Qari Yousef Ahmadi disse que o grupo era o responsável pela ação. Ele identificou o suicida como Gul Mohammad. Um garoto de 16 anos ferido na explosão disse que a polícia atirou no suicida antes de ele detonar os explosivos. "A polícia abriu fogo contra o homem após ele correr em direção a um grupo de civis. Ele então tirou seu xale e houve uma grande explosão", disse Rehmat Ullah. Segundo a testemunha, o autor do ataque aparentava ter vinte e cinco anos.

Na província vizinha de Helmand, outro homem-bomba atacou um comboio que levava o chefe do distrito policial de Gereshk. Dois policiais foram mortos e três feridos, segundo o delegado Khairudin Shujha. Na província de Kunar, leste do país, militantes do Taleban atacaram um posto policial na fronteira, matando cinco policiais e ferido outros sete, disse o chefe da polícia local, Abdul Jalal Jalal. Em outro incidente, uma patrulha policial de fronteira na província de Badghis, noroeste do país, atingiu uma mina, matando três policiais que estavam no veículo.

continua após a publicidade