As autoridades da Carolina do Sul iniciaram nesta terçafeira, 27, uma investigação depois da repercussão causada por dois vídeos publicados na internet na noite de segunda-feira que, aparentemente, mostram um policial agredindo uma estudante negra na tentativa de retirá-la da sala de aula.
Nas imagens (assista o vídeo abaixo) é possível ver que o policial agarra a aluna pelo pescoço enquanto ela está sentada e a derruba antes de imobilizá-la no chão da sala de aula. Os vídeos geraram uma nova onda de protestos e reclamações sobre a forma como a polícia em especial os agentes brancos tratam os negros nos Estados Unidos.
O xerife do condado de Richland, Leon Lott, afirmou para uma emissora da Carolina do Sul que o oficial que aparece nas imagens foi chamado para tirar a aluna da sala de aula em razão do comportamento desordeiro dela. O caso aconteceu na Escola Secundária de Spring Valley, que tem cerca de 2 mil estudantes dos quais 52% são negros e 30% são brancos.
As autoridades não divulgaram o nome da estudante nem do policial, mas outros alunos da instituição o identificaram como Ben Fields, que aparece na lista do distrito policial do condado como um dos dois policiais designados para ocorrências na escola. Em sua biografia online, Fields é identificado como técnico da linha de defesa da equipe de futebol americano da escola e também como treinador de força e condicionamento.
O jornal The New York Times deixou um recado de voz no telefone do policial, mas ele não retornou a ligação. De acordo com o vídeo divulgado na internet, o policial se aproxima da aluna e pede que ela o acompanhe para fora da sala de aula.
Quando ela ele recusa, ele agarra os braços da aluna e coloca os seus braços ao redor do pescoço da jovem fazendo com que, ao tentar se desvencilhar, a menina virasse a cadeira. Na sequência, o policial a imobiliza no chão da sala de aula