Vice-presidente indicado por Ahmadinejad renuncia

O vice-presidente iraniano, Esfandiar Rahim Mashaie, renunciou hoje ao cargo, segundo o canal estatal de televisão com notícias em inglês Press TV. Mashaie foi indicado ontem ao cargo de primeiro vice-presidente pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad.

A decisão foi considerada controversa, sendo criticada até mesmo pela base aliada do governo. Mashaie é sogro do filho de Ahmadinejad. Certa vez, declarou que os iranianos são “amigos de todos os povos do mundo, inclusive dos israelenses”. A colocação enfureceu a linha-dura.

Quando visitou a Turquia, Mashaie assistiu ao show de uma dançarina da dança do ventre, o que também irritou os conservadores religiosos iranianos, que são contra qualquer tipo de dança.

Ahmadinejad já está sob fortes críticas da oposição, que afirma que ele venceu através de fraudes as eleições presidenciais de 12 de junho no Irã. As críticas à nomeação de Mashaie são uma lembrança de que embora a linha-dura do regime iraniano apoie Ahmadinejad, ela também critica frequentemente o presidente, especialmente em assuntos econômicos. O Irã possui doze vice-presidentes.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo