Vice-presidente eleito dos EUA visita o Iraque

O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou o Iraque, chegando nesta segunda-feira (12) em Bagdá após ter visitado Afeganistão e Paquistão. A visita ocorre em um dia em que pelo menos dez pessoas foram mortas em explosões na capital iraquiana. Biden se encontrou com o presidente iraquiano, Jalal Talabani, mas não fez declarações públicas. O senador está visitando os dois fronts na guerra contra o terror liderada pelos EUA antes da posse de Barack Obama no dia 20 de janeiro.

O presidente eleito prometeu encerrar a guerra no Iraque e concentrar os esforços militares dos EUA no Afeganistão. Mas uma série de explosões tendo como alvo forças de segurança iraquianas em Bagdá são um lembrete de que o conflito continua. A violência começou quando dois veículos estacionados explodiram em uma rápida sucessão logo após as 7 horas da manhã local, enquanto uma patrulha da polícia passava por uma padaria em uma área predominantemente xiita.

Autoridades da polícia e de hospitais afirmaram que quatro pessoas, incluindo um policial, morreram em consequência das explosões, e outras nove ficaram feridas. O Exército norte-americano afirmou que a polícia iraquiana foi atingida quando explosivos plantados em um caminhão foram detonados. O Exército divulgou um número menor de vítimas, afirmando que um policial iraquiano morreu e dois civis ficaram feridos.

Mais violência

No oeste de Bagdá, uma bomba à beira da estrada atingiu um comboio militar com um caminhão carregando armas na área de Yarmouk, predominantemente sunita. A explosão matou três soldados iraquianos e feriu outras quatro pessoas que estavam perto do local, segundo a polícia. Outras duas bombas à beira da estrada, que aparentemente tinham como alvo o Exército iraquiano e policiais que faziam patrulha na capital, mataram três pessoas e feriram outras seis, de acordo com a polícia.

O Exército dos EUA confirmou que três soldados iraquianos também morreram em Bagdá, mas afirmou que outras mortes não foram registradas. O Exército dos EUA anunciou que um soldado norte-americano morreu no domingo no norte de Bagdá em consequência de um ferimento sem relação com os combates.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo