O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, elogiou a democracia da Indonésia e a “forma moderada de islã” que predomina no país, ao lado do presidente indonésio, Joko Widodo, reforçando sua mensagem na maior mesquita da região.

continua após a publicidade

“Como a segunda e a terceira maiores democracias do mundo, nossos dois países partilham de muitos valores comuns, incluindo liberdade, o estado de direito, direitos humanos e a diversidade religiosa”, disse o vice. “Os EUA têm orgulho de sua parceria com a Indonésia; promove e protege esses valores”.

continua após a publicidade

Os comentários de Pence têm muito significado Widodo, que ontem sofreu um sério revés político, quando um de seus aliados foi derrotado por conservadores islâmicos na eleição para o governo da capital, Jacarta. A campanha divisiva minou a imagem da Indonésia como uma nação muçulmana tolerante.

continua após a publicidade

O país é a última parada de Pence em sua viagem pela Ásia, que pretende reafirmar as alianças tradicionais dos EUA na região em um momento em que a presidência de Donald Trump levanta dúvidas sobre o comprometimento de Washington com a região.

Pence afirmou em uma coletiva de imprensa que os EUA querem fortalecer sua parceria estratégica com a Indonésia e Widodo afirmou que concordou em avançar na cooperação. Fonte: Associated Press.