A candidata a vice-presidente na chapa republicana nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, Sarah Palin, disse nesta segunda-feira (1º) que sua filha de 17 anos, solteira, está no quinto mês de gestação. O comunicado partiu de assessores da governadora do Alasca.
Segundo o comunicado, Bristol Palin está no quinto mês de gravidez, terá o bebê e se casará com o pai da criança. O anúncio da gravidez ocorre no mesmo dia de abertura da convenção nacional do Partido Republicano, reduzida e em grande parte com discursos cancelados por causa da chegada do furacão Gustav à Louisiana.
O filho de Bristol Palin deverá nascer no final de dezembro. A campanha informou que o anúncio foi feito para refutar boatos de que o filho mais novo da governadora, nascido em abril, seria na verdade filho de Bristol. “Nós estamos orgulhosos da decisão de Bristol ter o seu bebê e mais orgulhosos ainda porque seremos avós”, informou em um curto comunicado o casal Sarah e Todd Palin. “Bristol e o jovem homem com quem ela se casará perceberão em breve e rapidamente as dificuldades de criar uma criança e é por isso que eles terão o apoio e o amor total da família”, disse o casal. O pai foi identificado apenas como Levi e a campanha não informou seu sobrenome e idade.
O candidato John McCain anunciou na sexta-feira (29) que havia escolhido a governadora para ser sua candidata a vice. Os conselheiros políticos da campanha de McCain alertaram Palin que o escrutínio à sua vida privada seria intenso. O porta-voz de Sarah, Bill McAllister, negou enfaticamente os boatos de que Bristol seria a mãe do filho mais novo da governadora.
O conselheiro de McCain, Mark Salter, disse que a campanha decidiu anunciar a gravidez de Bristol para desmentir os boatos. “O senador McCain vê isso como um assunto privado da família Palin. Como pais, os Palin amam sua filha incondicionalmente e darão a ela todo o apoio”, disse Steve Schmidt, porta-voz de McCain.