Venezuela retira do ar RCTV e mais cinco canais de televisão

A rede de televisão venezuelana RCTV, que faz oposição ao governo, e cinco outros canais foram retirados do ar na manhã deste domingo, sob acusações de terem violado regras do governo de Hugo Chávez, disse uma porta-voz da RCTV, Gladys Zapian. Dentre as regras exigidas estão a transmissão de discursos do presidente. Os críticos afirmam que muitos desses discursos, que chegam a se estender por horas, são pura propaganda governamental.

No sábado, a RCTV recusou-se a cumprir a norma, pela segunda vez. “Nós fomos apenas retirados do ar”, disse Zapian. “Não houve notificação prévia.” O presidente da Câmara Venezuelana de Televisão, Mario Seijas, disse à Associated Press que, além da RCTV, a medida de Chávez atingiu os canais Ritmo Son, Momentum, America TV, American Network e TV Chile.

No discurso de ontem, Chávez dirigia-se a milhares de seguidores no oeste de Caracas, pedindo “lealdade absoluta” e afirmando que carrega em si o coração e a alma do povo venezuelano. “Eu não sou um indivíduo, eu sou o povo”, disse Chávez a uma multidão de apoiadores. “É meu dever exigir respeito para as pessoas”.

A Venezuela terá eleições legislativas em setembro, nas quais Chávez espera conseguir pelo menos dois terços dos assentos no Congresso, mantendo sua atual maioria.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna