O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, empossou os integrantes do seu gabinete nesta quarta-feira, como parte de uma reestruturação que visa uma maior eficiência em um momento em que o país enfrenta uma greve crise econômica. A medida vem na esteira de uma derrota eleitoral esmagadora que converteu em minoria seus aliados na Assembleia Nacional pela primeira vez em 17 anos.

continua após a publicidade

Em uma transmissão na rede de rádio e televisão, Maduro nomeou o atual governador do Estado de Anzoátegui, Aristóbulo Istúriz, como o novo vice-presidente executivo.

Istúriz, que ocupou o ministério da Educação durante o mandato do falecido presidente Hugo Chávez, substitui Jorge Arreaza, um ex-ministro de Ciência e Tecnologia de Chávez, que será o novo ministro de Educação Universitária.

Entre os novos colaboradores da equipe do governo, destaca-se o novo ministro de Economia Produtiva, Luis Salas, que será responsável por supervisionar vários ministérios relacionados à economia do país.

continua após a publicidade

Maduro também anunciou a criação de duas novas pastas: o Ministério do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro e o Ministério da Agricultura Urbana, cujos titulares serão Jesús Farias e Emma Ortega, respectivamente.

O governador do Estado de Portuguesa, Wilmar Castro, será o novo ministro da Produção Agrícola, e Rodolfo Marco Torres, ex-ministro da Economia será o novo ministro da Alimentação.

continua após a publicidade

Maduro disse que a nova formação será capaz de proteger a revolução, já que o país entra em uma nova era política, e terá a missão de endireitar o curso da combalida economia venezuelana. Fonte: Associated Press.