O Irã e a Venezuela lançaram nesta sexta-feira um banco conjunto para financiar os projetos de desenvolvimento dos dois países, durante visita do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Teerã. O banco Irã-Venezuela, que tem sede na capital iraniana, possui capital inicial de US$ 200 milhões e cada país fornecerá metade dos fundos.
O Banco de Desenvolvimento da Exportação do Irã, que está sob sanção do Departamento do Tesouro dos EUA, recebeu a tarefa de criar o banco junto com a Venezuela. O capital será aumentado para US$ 1,2 bilhão, para dar suporte a projetos conjuntos de economia, indústria e mineração, além de acelerar os projetos atuais.
“O que aconteceu hoje representa uma forte disposição de construir um novo mundo”, disse o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que participou da cerimônia de lançamento do banco junto com Chávez.
O Irã está sob sanção internacional por causa de seu controverso programa nuclear, que os países do Ocidente suspeitam ser uma fachada para o desenvolvimento de armas atômicas. Teerã insiste em que o programa é inteiramente pacífico.
A criação do banco foi anunciada em maio do ano passado, em seguida a um acordo que os dois países assinaram em março de 2007. O banco conjunto vai operar de acordo com os regulamentos bancários do Irã e suas atividades serão supervisionadas pelo banco central do país, de acordo com agências de notícias iranianas.
As agências informaram que o conselho de diretores será formado por quatro iranianos e quatro venezuelanos e acrescentaram que um fundo de investimento conjunto também será lançado na Venezuela. As informações são da Dow Jones.