Os membros da Assembléia Nacional da Venezuela deram aprovação final ao tratado entre a Argentina, Bolívia e Venezuela para criação da organização sul-americana de países produtores de gás natural. O acordo, assinado originalmente entre os governos dos três países em março do ano passado, foi aprovado na sexta-feira segundo uma cópia do documento publicada segunda no Diário Oficial da Venezuela.
A nova instituição, chamada Oppegasur, trata-se da primeira iniciativa da Venezuela para promover o cartel de gás natural. Pelos termos do acordo, os três países devem realizar esforços para promoção de projetos conjuntos, incluindo um centro de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia relacionada ao gás natural, para criação de joint ventures no segmento petroquímico e de um duto sul-americano de gás natural.
A Venezuela tem defendido a formação uma organização mundial de países produtores e exportadores de gás natural, semelhante à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), no qual a Venezuela é um de seus membros fundadores.
A Venezuela tem uma grande reserva de gás natural, mas dedica boa parte de sua produção ao desenvolvimento de campos de petróleo. As informações são da Dow Jones.