O cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação pela Causa dos Santos do Vaticano, recusou nesta quarta-feira (21) as estimativas de prazo a respeito da beatificação do papa João Paulo II.
"Não é possível fazer previsões de nenhum tipo porque faltam os dados de fundo", afirmou Martins, em resposta ao monsenhor Slawomir Oder, postulador da causa, segundo o qual a beatificação poderia sair já no próximo ano.
"Os estudos de uma ‘positio’ prevê muitas etapas que são, por exemplo, as investigações dos médicos, as investigações dos historiadores. Eis por que ninguém está em condições de estimar prazos, uma vez que ninguém pode prever quanto tempo demandará cada uma dessas fases no cumprimento de seus trabalhos", explicou o religioso.
A "positio", que reúne os documentos relativos ao caso, teria sido concluída em 31 de março, com um total de cerca de duas mil páginas, segundo o postulador.
"Obviamente que todos nós, eu em particular, desejamos que a beatificação chegue bastante rápido", concluiu o cardeal Martins.