Varoufakis diz que gravou encontro confidencial de ministros da zona do euro

O ministro das Finanças da Grécia, Yannis Varoufakis, afirmou em entrevista à revista do New York Times que gravou uma reunião privada de ministros das Finanças da zona do euro, o chamado Eurogrupo. A informação é divulgada em meio a recentes controvérsias sobre o estilo de negociação de Varoufakis nas conversas sobre a dívida do país.

Varoufakis ressaltou, porém, que não divulgará essas gravações, devido às regras de confidencialidade existentes no Eurogrupo. Falando ao jornal dos Estados Unidos, o ministro disse que seus colegas não o xingaram na reunião de Riga, como teria publicado parte da imprensa.

O governo grego acabou decidindo fazer mudanças na equipe negociadora, o que gerou notícias de que Varoufakis havia sido “jogado para escanteio” nas negociações. Ele lembra que representou a Grécia normalmente na rodada seguinte de negociações, negando essa versão de que teria perdido influência nesse tema.

Na entrevista, o ministro grego diz que ele e o governo de que faz parte “não estamos particularmente interessados em manter nossas posições. Então isso desestabilizar o outro lado”. Varoufakis ainda complementa: “Nós não nos importamos. Queremos fazer a coisa certa, e se não fizermos, vamos embora”, afirma, na entrevista que tem como título “Um ministro das Finanças adequado para uma tragédia grega?”. (Gabriel Bueno da Costa)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo