Vai a 43 total de crianças mortas em creche no México

O número de crianças mortas por um incêndio em uma creche do México subiu para 43 hoje. A informação foi divulgada pelo governador do Estado de Sonora, Eduardo Bours, à emissora Televisa. O incidente ocorreu na sexta-feira, na cidade de Hermosillo, no norte do país. A tragédia provocou preocupação sobre as normas de segurança em mais de 1.500 creches do país em que o governo mexicano oferece atenção a baixo custo a mais de 200 mil menores. A creche havia passado por uma inspeção de segurança em 26 de maio.

Bours afirmou que, segundo as primeiras investigações, o incêndio começou em um edifício ao lado da creche. Houve demora para se perceber o incêndio, pois o fogo começou entre um revestimento e o teto do local. “Não houve avisos, pois os detectores de fumaça estavam por baixo do falso teto”, disse o governador. Bours afirmou que, na sexta-feira, haviam chegado 173 crianças à creche. Antes do início do fogo, os pais já haviam pegado 50 delas.

O diretor do Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS), Daniel Karam, disse à emissora MVS Radio que o incêndio aparentemente começou no escritório da Secretaria da Fazenda estadual. Porém, ele assinalou que por enquanto só há indícios e é necessário esperar a conclusão das investigações.

Karam disse que o governo proporá nesta semana que os gastos médicos dos sobreviventes sejam cobertos pelo IMSS pelo resto da vida deles. O instituto também deve arcar com os gastos funerários das vítimas. Ainda permanecem hospitalizados 33 menores, segundo Karam. O presidente Felipe Calderón visitou no sábado algumas das crianças hospitalizadas. Ele prometeu uma investigação das causas da tragédia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo