Já chega a pelo menos 13 o número de mortos após a explosão nesta madrugada de um oleoduto na Colômbia. Além disso, 75 ficaram feridos, entre eles muitas crianças, e cerca de 30 casas foram danificadas ou destruídas. As autoridades acreditam que a explosão no oleoduto, que pertence e é controlado pela empresa estatal de energia Ecopetrol, pode ser sido causado por moradores locais que aparentemente estavam roubando gasolina no momento do incidente.
“Essa é uma hipótese, mas nós ainda estamos investigando”, disse, por telefone, Gonzalo Ricardo Londono, comandante de polícia da cidade de Pereira. “Oficialmente, o que nós sabemos é que houve uma perda de pressão (no oleoduto) que fez com que escapassem gases e gasolina. A partir daí, isso se acumulou em uma área próxima a um riacho e houve a explosão.” Londono disse que muitos dos feridos estão em “condições graves”, com sérias queimaduras, sendo tratados em hospitais locais.
O incidente ocorreu na região da cidade de Dosquebradas, que fica no departamento (Estado) de Risaralda. Um comunicado da Ecopetrol disse que o bombeamento da gasolina no oleoduto foi imediatamente suspenso e uma equipe de investigadores foi enviada ao local. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.