O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou neste sábado que o acordo comercial EUA-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), que substitui o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês), é um pacto que nivela o campo de atuação dos trabalhadores industriais americanos. Pence pediu para que o acordo negociado no ano passado entre os três países seja aprovado no Congresso e disse que o USMCA ajudaria ainda mais a economia dos EUA que, de acordo com ele, está “rugindo” devido às políticas econômicas do presidente Donald Trump.
“Nossa economia está rugindo graças à liderança do presidente Trump. Negociamos o USMCA e isso eleva o campo de atuação dos trabalhadores industriais americanos. O povo americano precisa dizer ao Congresso para promulgar o USMCA este ano”, afirmou Pence em rápida entrevista à rede de TV americana Fox News. De acordo com ele, quando o acordo for apreciado pelo Congresso, ele será aprovado e de forma bipartidária.
Na avaliação da consultoria de risco político Eurasia Group, contudo, a aprovação do pacto comercial não é tão certa. Nesta semana, a consultoria disse acreditar em 45% de possibilidade de ratificação do acordo ante 60% de chance vistos anteriormente. Os analistas do Citibank, por sua vez, esperam que o acordo seja aprovado no verão no Hemisfério Norte, mas ressaltam que os riscos estão aumentando diante do aumento das tensões entre republicanos e democratas.