O Uruguai entrará no segundo semestre de 2008 no mercado norte-americano com carne ovina e cítricos, enquanto avança nas normas técnicas para a exportação de carne moída para hambúrguer, informou nesta sexta-feira o chanceler, Gonzalo Fernández.
O ministro, que visitou Washington para firmar acordos no marco do tratado TIFA, disse ao jornal El País que foi aprovado o processo sanitário para a carne ovina e anunciou que a análise sobre os cítricos será concluída em junho.
No caso da carne moída, "há uma missão técnica dos Estados Unidos, que agora vai ao Uruguai, em meados de junho, para realizar os exames pertinentes", disse o chanceler.
Fernández e a secretária de Estado norte-americana, Condolezza Rice, assinaram na terça-feira um acordo de cooperação em matéria de ciência, tecnologia e biodiversidade.
O chanceler anunciou para 30 de novembro a próxima reunião do Conselho do TIFA, quando se espera firmar um acordo bilateral em matéria de meio ambiente, tema no qual, segundo Fernández "não há maior diferença entre as regras americanas e as uruguaias".
Fernández e Rice conversaram durante seu encontro sobre o papel uruguaio diante do conflito entre Equador e Colômbia e sobre a situação no Haiti, onde Uruguai tem tropas mobilizadas no marco da missão das Nações Unidas.