O Uruguai está preparado para enfrentar sem maiores surpresas a crise financeira dos Estados Unidos, afirmou o ministro da Economia, Danilo Astori, destacando que a diversificação de mercados é uma das defesas do país.
"Do ponto de vista comercial, fiscal e financeiro, hoje o Uruguai está preparado para enfrentar essa situação sem maior drama", afirmou Astori, recordando que "não teria sido assim há três anos", quando o país saía da pior crise financeira de sua história.
O ministro negou também que as exportações uruguaias possam ser afetadas, já que o país "tem neste momento uma diversificação de mercados importante, suficiente para não experimentar nenhum impacto significativo".
"Aquilo que se pode perder (em exportações uruguaias) nos Estados Unidos, não tenho dúvidas que pode ser ganho em outros mercados e a um nível de preços muito destacável", explicou.
Segundo Astori, o Banco Central dos Estados Unidos "está agindo como deveria", em referência às sucessivas quedas nas taxas de juros para injetar liquidez e evitar uma recessão ainda pior na economia mundial.