Uruguai enviará 300 jovens para acompanhar eleições no Paraguai

Mais de 300 jovens uruguaios de organizações políticas, sociais e religiosas, acompanhados pelo teólogo Frei Betto, viajarão na quinta-feira (17) ao Paraguai para participar como observadores internacionais nas eleições do próximo domingo (20).

Coordenados pelo grupo "Claridad" os jovens, de 18 a 32 anos, observarão o desenvolvimento do processo eleitoral de domingo e depois farão um informe que será entregue ao Tribunal de Justiça do Paraguai, informou hoje à ANSA Lourdes Carbajal, coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Social, impulsor da iniciativa.

"O Paraguai merece que o Uruguai faça esse movimento", disse.

Participarão 311 jovens "de diferentes ações políticas e idéias do que é a construção democrática", que manifestam "um altíssimo respeito pela democracia e responsabilidade pela construção regional", continuou Lourdes.

Os jovens viajarão acompanhados pelas dirigentes da Frente Ampla Constanza Moreira e Belela Herrera, e no Paraguai se encontrarão com o teólogo brasileiro.

A missão juvenil uruguaia é integrada por representantes dos partidos Nacional, Independente, todas as frações de coalizão da Frente Ampla e a Central Operária PIT-CNT, assim como organizações sociais e religiosas, entre as quais católica, anglicana e metodista.

O Paraguai elegerá no domingo seu novo presidente e, segundo pesquisas, o favorito é o opositor Fernando Lugo, da Aliança Patriótica para a Mudança, seguido por Blanca Ovelar, do Partido Colorado, e o general na reserva Lino Oviedo (que esteve exilado no Brasil), do Unace.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo