O Uruguai abrirá em 2009 uma licitação para a exploração de petróleo na plataforma continental da região do balneário de Punta del Este, 130 quilômetros a leste de Montevidéu, anunciou o ministro da Indústria, Daniel Martínez. Na área, "há uma série de condições que potencializam a possibilidade de petróleo", de acordo com os resultados da prospecção sísmica realizada para identificar a existência de petróleo, disse Martínez ao jornal Ultimas Noticias.

continua após a publicidade

Segundo o ministro, os resultados dos estudos serão apresentados em novembro em feiras de vários países, com o objetivo de despertar o interesse de empresas petrolíferas multinacionais para a exploração das reservas da plataforma continental uruguaia.
"Queremos que venham e comprem a informação", disse Martínez. Ele informou que as empresas terão um prazo de seis meses para analisar as conclusões dos estudos, e depois disso, a será aberta uma licitação.

O ministro adiantou que o Estado participará com 50% ou 60% do petróleo obtido, mas ressalvou que serão "cerca de sete7 anos" até o primeiro barril. Hoje, o Uruguai importa anualmente entre 14 e 15 milhões de barris de petróleo por ano, ao custo de US$1,6 bi a US$1,7 bi, o que representa 30% das importações totais do país.

continua após a publicidade