Riad – Uma instituição feminina de ensino da Arábia Saudita decidiu introduzir a disciplina de educação física em sua grade curricular, passando por cima do veto do Ministério da Educação saudita e da própria tradição do país, segundo informou a Gulf News.
Se for realmente aplicada, a medida será um avanço histórico, já que se trataria da primeira vez na Arábia Saudita em que a educação física é ensinada a mulheres.
Khalifa Bin Saba Al Khaledi, diretor da Universidade de Jubail, confirmou que a disciplina de esportes e educação física (que inclui lições teóricas de nutrição e atividades esportivas) fará parte do curso de graduação de medicina para estudantes do sexo feminino.
Segundo a aluna Hajir Al Sharhan, as moças matriculadas receberão créditos pela matéria e a participação nas atividades físicas contribuirá positivamente para a freqüência das demais disciplinas.
No começo do ano, o Conselho Saudita abriu um debate sobre a introdução da educação física nas escolas femininas, principalmente por causa dos dados alarmantes sobre a obesidade feminina – dada a pouca cultura esportiva voltada para as mulheres.
Até agora, no entanto, o Ministério tem negado os pedidos de muitas escolas públicas que pedem para abrir cursos de esporte para mulheres.