Universidade saudita permite educação física a mulheres pela primeira vez

Riad – Uma instituição feminina de ensino da Arábia Saudita decidiu introduzir a disciplina de educação física em sua grade curricular, passando por cima do veto do Ministério da Educação saudita e da própria tradição do país, segundo informou a Gulf News.

Se for realmente aplicada, a medida será um avanço histórico, já que se trataria da primeira vez na Arábia Saudita em que a educação física é ensinada a mulheres.

Khalifa Bin Saba Al Khaledi, diretor da Universidade de Jubail, confirmou que a disciplina de esportes e educação física (que inclui lições teóricas de nutrição e atividades esportivas) fará parte do curso de graduação de medicina para estudantes do sexo feminino.

Segundo a aluna Hajir Al Sharhan, as moças matriculadas receberão créditos pela matéria e a participação nas atividades físicas contribuirá positivamente para a freqüência das demais disciplinas.

No começo do ano, o Conselho Saudita abriu um debate sobre a introdução da educação física nas escolas femininas, principalmente por causa dos dados alarmantes sobre a obesidade feminina – dada a pouca cultura esportiva voltada para as mulheres.

Até agora, no entanto, o Ministério tem negado os pedidos de muitas escolas públicas que pedem para abrir cursos de esporte para mulheres.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo