A União Europeia (UE) precisa urgentemente melhorar as condições dos centros de recepção de imigrantes que chegam à Grécia e Itália, disse nesta terça-feira a entidade Médicos Sem Fronteiras (MSF).

continua após a publicidade

Segundo a especialista em imigração da MSF, Aurélie Ponthieu, as equipes que cuidam das centenas de imigrantes que chegam estão sobrecarregadas. Mais abrigos, comida, acesso à informação sobre asilo e ajuda para identificar vítimas de abuso e tortura são necessários, ela disse.

“A situação já está fora do controle na Grécia e na Itália. Os membros da UE têm os recursos e a responsabilidade (de ajudar)”.

Na quinta-feira, líderes da UE irão discutir um plano de emergência para dividir a tarefa de acolhimento dos imigrantes, que no momento está concentrada na Itália e Grécia, com as demais 28 nações do bloco.

continua após a publicidade

O conflito e a pobreza atraíram mais de 100 mil imigrantes para a Europa até o momento neste ano. Quase dois mil morreram ou desapareceram durante a travessia marítima. Apenas nesta terça-feira, navios da Dinamarca e Noruega retiraram quase mil pessoas do mar Mediterrâneo. Fonte: Associated Press.