A União Europeia (UE) planeja lançar uma operação naval no Mediterrâneo para reprimir os líbios que traficam milhares de imigrantes para a Europa nas próximas semanas e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estaria pronta para ajudar, se necessário, disseram autoridades nesta segunda-feira.

continua após a publicidade

A chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, disse que espera que uma reunião de ministros de Relações Exteriores da UE e de Defesa concordaram em estabelecer a operação.

Uma vez feito isso, é necessário navios e outros equipamentos, além de um plano militar específico antes que a ação seja tomada.

De acordo com as propostas, algumas partes do plano poderiam ser executados independentemente, mas a possível destruição de barcos precisa da aprovação da Prganizção das Nações Unidas (ONU), segundo as autoridades.

continua após a publicidade

Os países da UE têm estado sob crescente pressão para tomarem medidas para parar as tragédias ao longo das margens do Mediterrâneo. Mais de 10.000 pessoas vindas da Líbia tentaram cruzar o Mediterrâneo nas últimas semanas. Destes, 1.830 morreram. Fonte: Associated Press.