União Européia considera Ucrânia um país europeu

A União Européia declarou hoje que considera a Ucrânia um país europeu e lançou um acordo de associação com Kiev. A declaração é um claro sinal de apoio à ex-república soviética, em meio a temores sobre as ambições russas para ampliar sua influência sobre a região. O acordo, no entanto, só deverá ser assinado a partir de 2009. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, que mantém a presidência rotativa da UE, disse que é a primeira vez que o bloco se expressa claramente sobre o lugar da Ucrânia na Europa. “É a primeira vez que a União Européia se expressou tão claramente sobre o papel europeu da Ucrânia”, disse.

Sarkozy falou após um encontro com o presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, onde a UE concordou em aprofundar os laços com o país rumo a um acordo de associação. Trata-se de um passo inicial para um possível ingresso da Ucrânia no bloco. O ingresso permanente é um projeto antigo do governo de Yushchenko pró-Ocidente. “Nós dissemos seriamente que a Ucrânia é um país europeu que divide uma história e valores comuns com os países da União Européia”, afirmou Sarkozy.

O acordo de associação lançado nesta terça-feira (9) tem três objetivos principais: levantar restrições para que cidadãos ucranianos viajem para Estados da União Européia; afirmar que futuros laços entre os países permanecem uma opção; e enfatizar que o país divide uma história e valores comuns com a Europa.

A guerra entre Rússia e Geórgia, no mês passado, levantou temores na Europa e nas ex-repúblicas soviéticas, como a Ucrânia sobre as ambições regionais de Moscou. O Kremlin tem desaprovado, nos últimos anos, a aproximação de nações da região do Ocidente, além de se opor fortemente ao desejo de alguns desses países de ingressarem na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, disse que a aproximação com a Ucrânia não deveria desagradar a Rússia. “Nós não precisamos de uma Guerra Fria na Europa, nós precisamos de cabeças frias”, avaliou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna