O chefe da política externa da União Européia (UE), Javier Solana, confirmou que recebeu uma carta de Teerã e vai discutir seu conteúdo com os representantes das seis potências mundiais envolvidas nas negociações com o programa nuclear do Irã, segundo informou seu escritório. “Recebemos a carta”, disse um membro da equipe de Solada à France Press. “(A carta) será estudada”, disse, sem dar nenhum detalhe sobre o conteúdo.
Mais cedo, uma fonte do Supremo Conselho Nacional de Segurança do Irã disse à AFP que a carta não continha a resposta final para um pacote de incentivos oferecido pelas seis potências em troca do congelamento do programa de enriquecimento de urânio.
Um porta-voz do Departamento do Estado dos EUA, Gonzalo Gallegos anunciou no final da manhã que as seis potências envolvidas na negociação vão realizar uma conferência amanhã para decidir o próximo passo, depois de Teerã ter desafiado os chamados para dar uma resposta final ao pacote de incentivos. “Se não vamos receber uma resposta clara, uma mensagem clara deles (dos iranianos), não teremos outra escolha a não ser perseguir medidas adicionais”, disse Gallegos.
Os negociadores dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China “têm uma conference call agendada para amanhã (quarta-feira)”, disse o porta-voz. “Portanto, primeiro vamos ver o que acontece no resto do dia que resta na Europa e, então, teremos nossa conference call nesta quarta-feira (06). Veremos para onde iremos a partir de então”, acrescentou.