A Missão da União Africana na Somália (AMISOM) anunciou nesta sexta-feira que suas tropas tomaram o controle da cidade litorânea meridional de Kismayo, um reconhecido reduto dos radicais islâmicos do Al Shabab, que, por sua parte, negam ter perdido dessa região.
“As tropas da AMISOM entraram com sucesso hoje em Kismayo”, afirmou o comandante do contingente da União Africana, Andrew Gutti, em comunicado.
Além disso, Gutti indicou que mais reforços “estão a caminho” da cidade portuária somali. “Temos uma parte da cidade e um lance da praia. Estamos atacando as posições do Al Shabab e, certamente, as eliminaremos”, declarou à Agência Efe o porta-voz da AMISOM Ali Adan Houmed.
Najmo Osman Yusuf, qaue é morador de Kismayo, relatou à Agência Efe que “há fortes confrontos na cidade”. “As tropas quenianas e os somalis estão na praia. Ouço os barulhos de explosões vindo da cidade. As pessoas estão todas em suas casas”, completou Yusuf.
Apesar das declarações da AMISOM, o Al Shabab informou através de sua conta no Twitter que “Kismayo permanece com firmeza nas mãos dos mujahedins”.