A Missão da União Africana na Somália (AMISOM) anunciou nesta sexta-feira que suas tropas tomaram o controle da cidade litorânea meridional de Kismayo, um reconhecido reduto dos radicais islâmicos do Al Shabab, que, por sua parte, negam ter perdido dessa região.

continua após a publicidade

“As tropas da AMISOM entraram com sucesso hoje em Kismayo”, afirmou o comandante do contingente da União Africana, Andrew Gutti, em comunicado.
Além disso, Gutti indicou que mais reforços “estão a caminho” da cidade portuária somali. “Temos uma parte da cidade e um lance da praia. Estamos atacando as posições do Al Shabab e, certamente, as eliminaremos”, declarou à Agência Efe o porta-voz da AMISOM Ali Adan Houmed.

Najmo Osman Yusuf, qaue é morador de Kismayo, relatou à Agência Efe que “há fortes confrontos na cidade”. “As tropas quenianas e os somalis estão na praia. Ouço os barulhos de explosões vindo da cidade. As pessoas estão todas em suas casas”, completou Yusuf.

Apesar das declarações da AMISOM, o Al Shabab informou através de sua conta no Twitter que “Kismayo permanece com firmeza nas mãos dos mujahedins”.

continua após a publicidade