Brasília – O crescimento do número de alunos que ingressaram no ensino médio é um dos destaques apontados pelo Relatório de Monitoramento Global do Educação para Todos (EPT), apresentado na última quinta-feira (29) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Segundo o relatório, em 2005, havia 59 milhões de estudantes matriculados em escolas de ensino médio em países da América Latina e Caribe, o que representa aumento de 5,5 milhões no número de alunos (10%) desde 1999.
A avaliação da Unesco é de que os índices de participação dos alunos no ensino médio aumentaram significativamente, sobretudo no início dos anos 90. O cálculo é de que mais de dois terços dos alunos em idade escolar que residem nos 28 países pesquisados foram matriculados no ensino médio.
O relatório destaca que a média de participação dos alunos no ensino médio aumentou em 23 países. Nações como Belize, Costa Rica, Guatemala e Venezuela apresentaram os maiores índices, com crescimento acima de 30%. A Unesco classifica de ?compulsória? a participação de alunos nos primeiros anos do ensino médio em 90% dos países pesquisados.
O aumento da participação efetiva no ensino médio revelou reflexos também no ensino superior. O relatório registra que 15 milhões de alunos da América Latina e Caribe ingressaram no ensino superior em 2005, cerca de 5 milhões a mais do que em 1999.
A maioria das novas instituições de ensino superior surgiu em países populosos, como é o caso do Brasil O país registrou acréscimo de quase 2 milhões de alunos em relação a 1999. Em nações como Trinidad e Tobago e Cuba, os índices de ingresso ao nível superior mais do que dobraram durante o mesmo período.
Entretanto, o relatório da Unesco alerta que, apesar da expansão no setor de educação superior, uma parcela relativamente pequena da população com idade para cursar esse nível na América Latina e Caribe tem acesso às instituições que oferecem esse tipo de ensino nos países pesquisados.