Uma proposta de formação para professores de ensino religioso

Desde novembro de 2005, O Estado com apoio do GPER (Grupo de Pesquisa Educação e Religião) está publicando uma série de textos visando subsidiar a discussão e formação de professores do Ensino Religioso em todo o Paraná e outras regiões do país que este periódico alcança. A primeira preocupação na organização dos artigos foi refletir os fundamentos, objeto e configuração da disciplina: 01. O ensino religioso: um componente do currículo da escola básica; 02. O ensino religioso, por quê. 03. O ensino religioso é área de conhecimento. 04. O ensino religioso, desafios e contemporaneidade; 05. O sagrado como foco do fenômeno religioso; 06. O simbólico no ensino religioso.

A segunda fase dos artigos está discutindo a formação do professor, a legislação e aspectos pedagógicos desta área: 07. Formação do professor do professor de Ensino Religioso; 08. O ethos no Ensino Religioso; 09. Cultura: lente pela qual enxergamos a realidade do Ensino Religioso; 10. Nova Deliberação para o ensino religioso no Paraná; 11. Eu e você; 12. Pressupostos para o Ensino Religioso; 13. Ensino Religioso: algumas orientações pedagógicas; 14. A família; O Ensino Religioso e a Cidadania. A terceira fase dos artigos tratará sobre a relação do Ensino Religioso no contexto cultural e logo após a questão dos das legislações para podermos tratar dos aspectos didáticos. A proposta é divulgar as reflexões sobre esta área do conhecimento e contribuir com a formação continuada dos professores. Os veículos de comunicação possuem um impacto social formidável nas comunidades. O trabalho prossegue! 

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