Um terço do planeta aprenderá a falar inglês na próxima década, conforme um estudo divulgado na capital escocesa. O pesquisador David Graddol, um dos autores do estudo realizado pelo British Council, informou que dois bilhões de pessoas aprenderão o idioma de William Shakespeare, tornando-o assim "realmente mundial".

continua após a publicidade

De acordo com o British Council, no ano 2000 um bilhão de pessoas aprenderam inglês, mas esse número será duplicado na próxima década. Para os especialistas, esse aumento provocará uma diminuição na aprendizagem mundial do francês. Por outro lado, os estudos de alemão devem se expandir, particularmente nos países asiáticos.

A pesquisa, intitulada "O Futuro do Inglês", foi feita com tecnologia de computação e projetou as tendências de aprendizado de idiomas no mundo, estimando um forte crescimento do inglês.

Entre os dados analisados, estão a população global de jovens em idade escolar, como os 120 milhões de chineses no ensino fundamental, e quantos países do mundo estão tornando o inglês a segunda língua em seus programas curriculares.

"O fato de que o mundo esteja cada vez mais disposto a aprender inglês não é uma boa notícia para os falantes nativos, que não podem falar outro idioma. Mas o planeta está se tornando rapidamente um lugar multilingüístico e é preciso seguir essa tendência", afirmou Graddol

continua após a publicidade