Havana – A indústria do turismo em Cuba recebeu um milhão de turistas estrangeiros até no primeiro trimestre de 2008. Segundo as autoridades do setor, este número é um recorde.
María Elena López, vice-ministra do Turismo, afirmou que essa estatística confirma o propósito das autoridades cubanas de manter a ilha "entre os principais destinos caribenhos".
Cuba recebe por ano cerca de dois milhões de turistas desde 2004 por diversos motivos.
Recentemente o governo do presidente Raúl Castro decidiu abrir as portas dos hotéis e centros turísticos a todos os cubanos. Antes, esses locais estavam reservados apenas para o turismo estrangeiro.
Especialistas consultados pela ANSA disseram que esta medida terá uma "repercussão positiva" nos ingressos do setor, que são os mais lucrativos do país, ficando atrás apenas dos ingressos obtidos com a industria do níquel, graças aos altos preços no mercado mundial.
María Elena disse que a indústria do turismo divulgou no fechamento do primeiro trimestre de 2008 um crescimento de 15% no número de hospedes estrangeiros em relação ao mesmo período do ano passado.