UE realiza reunião com Turquia para discutir crise de refugiados

A União Europeia realizará um encontro de cúpula com a Turquia em 7 de março para discutir a crise de imigrantes e refugiados, afirmaram graduadas autoridades nesta quarta-feira. O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que o bloco deseja que se trabalhe para além do acordo de novembro de 2015 sobre o tema e que a UE espera que diminua o número de pessoas que chegam da Turquia e pedem asilo.

“Os altos números que nós estamos vendo precisam diminuir e rapidamente”, afirmou Tusk ao Parlamento Europeu em Bruxelas.

O premiê turco, Ahmet Davutoglu, visitaria Bruxelas na semana passada para discutir o assunto. A viagem, porém, foi cancelada após um carro-bomba matar 29 pessoas em Ancara.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que os líderes da UE terão uma reunião separada em 7 de março, para discutir entre eles a crise. Neste caso, deve ser incluída na pauta a discussão sobre como o bloco pode voltar a aplicar as regras de livre circulação da zona de Schengen. Vários governos da UE têm suspendido temporariamente a aplicação desse acordo de Schengen, para conter a entrada de imigrantes.

Mais de 1 milhão de pessoas entraram na UE com pedidos de asilo no ano passado, um número que muitos países do bloco preveem que diminua neste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo