mundo

UE reafirma necessidade de ajudar Líbia em relação às políticas migratórias

Os líderes da União Europeia reafirmaram nesta quinta-feira a necessidade de ajudar a Líbia a impedir que haja um grande fluxo migratório para a Europa, apesar da renovada oposição de grupos de direitos humanos de que essa política é “imprudente”, dada a atual situação política líbia.

A reunião dos ministros do Interior da UE, em Tallin, na Estônia, também pediu que os grupos de ajuda que realizam operações de resgate no Mediterrâneo sigam um código de conduta, depois que os promotores da Itália acusaram alguns países com contrabandistas líbios.

Os ministros prometeram reprimir os países que se recusam a levar migrantes para seus territórios, quando suas ofertas de asilo falham, incluindo a imposição de limites aos programas de visto. “Essa é uma iniciativa sem precedentes”, disse o ministro italiano do Interior, Marco Minniti.

Os ministros se reuniram após a Itália ter aumentado suas queixas de que não pode mais carregar o ônus da crise migratória na Europa. O país ameaçou fechar seus portos a navios de resgate que não fossem italianos, com a esperança de forçar outros países europeus a abrigar esses migrantes. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo