A União Europeia quer usar a Hungria como exemplo, suspendendo o acesso do país aos fundos de apoio à coesão do bloco, afirmou o secretário de Estado Mihaly Varga nesta terça-feira. Na segunda-feira, o jornal Nepszabadsag informou que a Comissão Europeia anunciará na quarta-feira a decisão de impor uma sanção à Hungria, pelo motivo de o país manter um déficit orçamentário excessivo.
“Nós somos o país que está sob um déficit excessivo há mais tempo e a Comissão Europeia concluiu que era hora de dar um exemplo e suspender o apoio dos fundos de coesão”, afirmou Varga em entrevista à televisão pública.
A autoridade disse que qualquer decisão sobre sanções não são necessariamente contra a Hungria, mas também uma demonstração para outras nações da UE que estão com déficits excessivos. O limite da UE é de déficit de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
Varga notou que o déficit húngaro atualmente está dentro desse limite, mas a Comissão Europeia tem dúvidas sobre se o patamar será mantido pelo país ao longo de 2012 e 2013. As informações são da Dow Jones.