A União Europeia aprovou, nesta segunda-feira, uma solução pacífica para as tensões sobre o programa nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte, mas pediu que Pyongyang se abstenha de novas “ações provocativas”.

continua após a publicidade

Em um comunicado emitido na sequência de uma reunião de importantes funcionários da UE em Bruxelas, a chefe de política externa do bloco, Federica Mogherini, disse que a completa desnuclearização da Península Coreana deve ser alcançada de forma pacífica.

continua após a publicidade

“Em uma conjuntura tão crítica, a UE apoia o trabalho diplomático com os nossos parceiros, visando a desestruturação da situação e a realização da desnuclearização completa, verificável e irreversível da Península Coreana, por meio de meios pacíficos e não militares”, disse Mogherini.

continua após a publicidade

As autoridades europeias ficaram alarmadas com o forte aumento das tensões envolvendo a Coreia do Norte, à luz de uma série de testes nucleares e mísseis realizados por Pyongyang, seguidos de uma forte reação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião desta segunda-feira foi convocada no fim da semana passada, mas não houve nenhuma referência direta às observações do presidente americano na declaração desta segunda-feira.

A UE culpou firmemente a Coreia do Norte pela crise e disse que o bloco estava disposto a considerar pedidas adicionais contra o regime de Kim Jong-un, caso seja necessário. Fonte: Dow Jones Newswires.