O departamento de estatísticas da União Europeia, Eurostat, está pedindo informações do governo grego sobre relatos de que a Grécia teria usado swaps cambiais complicados e gerenciados por bancos de investimento de Wall Street para esconder seus crescentes níveis de endividamento.
“A Eurostat não estava ciente disso”, disse o porta-voz para assuntos monetários e econômicos da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj Tardio. “Precisamos de informação sobre o tipo de transação que ocorreu, se ocorreu, e sobre qual foi o impacto disse sobre as contas do governo grego.”
O porta-voz disse que swaps de dívida são uma ferramenta de gerenciamento governamental legítima, “se eles forem calculados a partir de taxas de mercado observadas”. Os relatos enfatizam a necessidade de que a Eurostat amplie seus poderes de acompanhamento dos dados econômicos do governo, disse ele.
Jornais informaram nesta segunda-feira que a Grécia fechou acordos com o Goldman Sachs que empurraram os pagamentos de sua dívida em crescimento para um futuro distante. As informações são da Dow Jones.