UE pede à Grécia informações sobre dívida

O departamento de estatísticas da União Europeia, Eurostat, está pedindo informações do governo grego sobre relatos de que a Grécia teria usado swaps cambiais complicados e gerenciados por bancos de investimento de Wall Street para esconder seus crescentes níveis de endividamento.

“A Eurostat não estava ciente disso”, disse o porta-voz para assuntos monetários e econômicos da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj Tardio. “Precisamos de informação sobre o tipo de transação que ocorreu, se ocorreu, e sobre qual foi o impacto disse sobre as contas do governo grego.”

O porta-voz disse que swaps de dívida são uma ferramenta de gerenciamento governamental legítima, “se eles forem calculados a partir de taxas de mercado observadas”. Os relatos enfatizam a necessidade de que a Eurostat amplie seus poderes de acompanhamento dos dados econômicos do governo, disse ele.

Jornais informaram nesta segunda-feira que a Grécia fechou acordos com o Goldman Sachs que empurraram os pagamentos de sua dívida em crescimento para um futuro distante. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo