A União Europeia fechou um acordo com a Colômbia e o Peru para permitir que cidadãos desses países visitem a Europa sem necessitar de visto. Além de facilitar o turismo e tornar mais fácil para que colombianos e peruanos visitem a Europa, o acordo é também uma espécie de voto de confiança nos dois países. Para alcançar o pacto, dirigentes da UE concluíram que riscos como os de imigração ilegal e crimes violentos são baixos.
“É importante para a dignidade dos colombianos”, disse o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. “Agora não teremos de esperar mais para passar por aquele tortuoso processo de conseguir um visto, quando simplesmente queremos ir e visitar um país europeu.”
Líderes dos dois países enfatizaram que muitos de seus cidadãos têm parentes na Europa. “Isso dará às pessoas a oportunidade de conhecer o Velho Continente, como é conhecido, e de visitar suas famílias”, disse o presidente peruano, Ollanta Humala.
O acordo foi fechado durante um encontro de líderes da UE, da América Latina e do Caribe em Bruxelas, com 61 países representados. O acordo permite que os turistas fiquem até 90 dias e deve entrar em vigor até o fim do ano, após várias medidas de adequação. Fonte: Dow Jones Newswires.