Funcionários da União Europeia estão “ativando todos os canais diplomáticos” devido às preocupações de que as sanções energéticas aplicadas pelos Estados Unidos contra a Rússia poderiam impactar o fornecimento de energia da Europa.

continua após a publicidade

Nesta terça-feira, os congressistas americanos devem votar um pacote de sanções contra Moscou, além de um projeto de lei que diminui o poder do Executivo para vetar sanções. A legislação deve ser enviada ao presidente americano, Donald Trump, antes que o Congresso entre em recesso, em agosto. As medidas visam punir Moscou pela questão da Ucrânia e da Síria, além de uma suposta interferência do Kremlin nas eleições presidenciais americanas do ano passado.

continua após a publicidade

Alemanha e Áustria criticaram as penalidades, dizendo que elas poderiam afetar empresas europeias envolvidas na tubulação do gás natural russo. Segundo o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, a UE “está seguindo esse processo com alguma preocupação, a respeito da independência energética da UE e dos nossos interesses de segurança energética”. Fonte: Associated Press.