A União Europeia disse que o acordo de imigração do bloco com a Turquia está funcionando bem, apesar de ser necessário um maior esforço para acelerar os pedidos de asilo.
O comissão de migração da UE, Dimitris Avramopoulos, afirmou nesta quarta-feira que “a declaração UE-Turquia continua a funcionar e a dar resultados”. Para ele, as chegadas de migrantes na Grécia da Turquia caíra 97% desde o acordo, que entrou em vigor em março do ano passado, e que mais de 8.800 sírios em solo turco já encontraram casa na Europa.
No entanto, Avramopoulos ressaltou que “esforços adicionais significativos” são necessários para tirar o atraso em relação aos pedidos de asilo e melhorar o processo na Grécia para que mais pessoas possam retornar à Turquia.
A Turquia concordou em impedir as partidas de imigrantes para a Grécia em troca de negociações rápidas de adesão à UE, viagens sem visto para sistemas turcos e pelo menos 3 bilhões de euros em ajuda para os refugiados sírios que vivem no território do país. Fonte: Associated Press.