UE derruba embargo a envio de armas ao conflito sírio

A União Europeia (UE) decidiu na noite desta segunda-feira suspender o embargo à venda de armas a grupos de oposição ao presidente da Síria, Bashar Assad. Também foi decidida a manutenção de todas as sanções atualmente em vigor contra Damasco. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague.

Os chanceleres da UE passaram toda a segunda-feira reunidos em Bruxelas na busca por um consenso sobre o tema, mas diante da relutância de alguns membros em permitir o fornecimento de armas a participantes de um conflito externo apenas alguns meses depois de receber o Prêmio Nobel da Paz. A decisão, segundo o britânico, “envia uma mensagem muito forte da Europa ao regime de Assad”.

Apesar do fim do embargo, Hague insistiu que a Grã-Bretanha não tem “nenhum plano imediato de enviar armas à Síria”. Na avaliação do chanceler britânico, a decisão de hoje proporciona “flexibilidade para responder no futuro se a situação continuar a se deteriorar”.

Ao término do encontro em Bruxelas, o ministro das Relações Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, declarou que “agora cabe a cada país da UE decidir se armará ou não a oposição” a Assad.

Apesar do fim do embargo ao envio de armas, nenhum dos chanceleres da UE sinalizou disposição imediata de armar os rebeldes. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo