Pressionada pelos Estados Unidos a elevar seus gastos militares, a União Europeia anunciou nesta quarta-feira um fundo de 500 milhões de euros até 2020 para financiar um novo programa que unificação do fraturado mercado de defesa da região, que tem como objetivo ajudar a desenvolver conjuntamente novos sistemas de armas.

continua após a publicidade

Com a iniciativa, as autoridades europeias querem apaziguar as críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, bem como atacar uma questão considerada histórica.

continua após a publicidade

Nas últimas décadas, várias foram as tentativas de unificar os programas de aquisição de equipamentos militares europeus e criar mais sinergia entre s indústrias de Defesa local. O programa anunciado hoje é mais modesto do que em vezes passada. A UE irá utilizar a verba para co-financiar diversos projetos de desenvolvimento de armas de nova geração.

continua após a publicidade

O Pentágono, em contraste, gasta cerca de US$ 80 bilhões por ano para desenvolver novos equipamentos.

O secretário-geral da Organização da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan) parabenizou a iniciativa europeia nesta quarta-feir, afirmando que o fundo ajuda a desenvolver novas capacidades e criar incentivos para os países europeus trabalharem conjuntamente. “Ele nos ajudará a gastar mais e melhor”, afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.